área Médica

Atendimento humanizado é o nosso jeito de cuidar

Tamanho do Texto:

Iniciativas como o Programa Consciência Obstétrica, Hora Dourada e Grupo de Apoio à Amamentação reforçam nosso compromisso pelo cuidado humanizado

Quando você ouve a palavra “humanização” o que vem à mente? No sentido literal, humanização é a ação de humanizar, ou seja, tornar algo mais humano. No campo da saúde, a humanização é uma característica positiva da assistência. Ela tem a ver com o modo como pacientes e profissionais interagem entre si e visa melhorar a qualidade do cuidado.

Para nós do Hospital e Maternidade Santa Joana, além desse conceito, humanização é um pouco de tudo isso e ainda mais. É um processo consciente por meio do qual acolhemos, respeitamos e tratamos todas as pessoas que atendemos.

Profissionais que colocam você em primeiro lugar

O Hospital e Maternidade Santa Joana atua no desenvolvimento e treinamento dos nossos profissionais.

Um exemplo prático do nosso compromisso com a humanização é o Programa Consciência Obstétrica, iniciado em 2016. É um trabalho de preparação das nossas equipes médica e de enfermagem para a realização de partos em que a gestante, família e bebê sejam os principais protagonistas. Para isso, promovemos um conjunto de práticas como:


Hora dourada – Acontece na primeira hora pós-parto, quando todo esforço é realizado para promover o contato pele a pele mãe-bebê (desde que apresente condições clínicas). O contato pele a pele estimula a liberação da ocitocina, ajuda na estabilização da temperatura corporal do recém-nascido e contribui significativamente para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê, além de favorecer o sucesso do aleitamento materno.

Espaço família – Disponibiliza um visor plasmático da janela na sala cirúrgica que permanece opaco durante a cirurgia, mas ao toque de um dispositivo eletrônico torna-se transparente permitindo aos familiares acompanhar o nascimento do bebê, após a permissão do médico, que ocorre desde que haja segurança para a mãe e para o bebê.

Iluminação adequada e som ambiente, de acordo com a playlist da gestante na sala de parto.

Uso do campo transparente (opcional) – Campo que permite à mãe visualizar o parto cesárea, isolando parte do seu corpo do local da cirurgia.

Nossa equipe multidisciplinar é composta por profissionais experientes, qualificados e engajados no atendimento com foco na qualidade assistencial e melhoria contínua dos processos assistenciais. Estamos entre as instituições com menor índice de infecção hospitalar (0,3% em 2018) e de mortalidade materna de todo o país.

Cuidando de você do seu jeito

Por meio do Grupo de Aconselhamento Obstétrico, passamos a abrir as portas da nossa instituição para futuras mamães, acompanhantes e profissionais indicados pelas famílias para virem até aqui a fim de elucidar suas dúvidas e nos contar as expectativas para esse momento tão especial que é a maternidade. Muitos desses desejos acabam sendo discutidos internamente e avaliados em sua individualidade.

Outro diferencial do Santa Joana é o Grupo de Apoio à Amamentação, composto por uma equipe especializada em orientar mães internadas em nossa instituição e seus familiares, sanando suas dúvidas e favorecendo esse momento tão especial e importante para a fisiologia materna e dos bebês.

Banco de Leite Humano

Banco de leite humano

Por reconhecermos a enorme importância que tem a amamentação, temos o maior banco de leite humano privado do país. Assim, garantimos que todos os bebês prematuros nascidos aqui tenham a possibilidade de receber leite humano nos primeiros dias de vida.

Com mais de 70 anos de história, sabemos que a humanização faz toda a diferença para quem necessita de um serviço de saúde. Por isso, temos incentivado e treinado nossos colaboradores para que eles estejam cada vez mais focados nas necessidades e nos desejos de nossos pacientes e seus familiares. Buscamos também criar ambientes mais receptíveis e confortáveis e oferecer sempre procedimentos que levem em conta a excelência no tratamento.

Para nós do Hospital e Maternidade Santa Joana, cuidado humanizado é gente cuidando de gente. Não acreditamos em outra forma de cuidar que não seja essa.