Conheça o Santa Joana

Salas de Parto Normal – segurança e acolhimento para mãe e bebê

Tamanho do Texto:

No Santa Joana, respeitamos suas escolhas e damos todo o apoio ao parto normal. Com acompanhante e enfermeira obstetra o tempo todo a seu lado, você terá acesso às melhores práticas médicas e a instalações pensadas especialmente para garantir esse momento único com total segurança e conforto

Como é o parto normal no Santa Joana

• Presença do acompanhante todo o tempo.

• Consulta obstétrica especial, para conversar sobre o plano de parto.

• Acompanhamento de uma enfermeira obstetra em tempo integral.

• Monitoramento da mãe e do bebê durante todo o trabalho de parto.

• Hora dourada: as melhoras práticas nos primeiros 60 minutos para garantir o bem-estar e a troca de carinho entre mãe e bebê.

• Um espaço físico especialmente planejado para o parto normal.

• Toda a infraestrutura e equipe médica especializada do Santa Joana a seu dispor.

Uma hora tão especial como a do parto merece ser tratada com muito carinho e respeito. Nós do Santa Joana estamos preparados para acolher com todo o cuidado e eficiência as famílias que optarem pelo parto normal. Com o apoio da nossa equipe – e com a presença constante de seu acompanhante no trabalho de parto –, você estará sempre assistida. Nossas salas de parto normal são espaços modernos e equipados, desenvolvidos estrategicamente para oferecer a mães, acompanhantes e bebês toda segurança e conforto necessários nesse momento único.

Nós acompanhamos passo a passo e a ajudamos a relaxar

Fases do trabalho de parto normal

O trabalho de parto normal inicia-se, geralmente, entre a 37ª e 40ª semanas de gestação e costuma ser dividido da seguinte forma:

1º fase – Dilatações intensificam-se até atingirem 10 cm. Pode demorar de 12 a 16 horas.

2º fase – Expulsão do bebê, pois o colo do útero já atingiu a dilatação máxima. Pode demorar até 2 horas

3º Fase – Após o nascimento, ocorre a saída da placenta (dequitação), que pode ser espontânea ou feita pelo médico.

Com seu acompanhante o tempo todo ao lado, e com o conhecimento e a atenção constante da nossa enfermeira obstetra, você se sentirá acolhida em cada minuto dessa jornada.

Além de grande infraestrutura hospitalar e dos cuidados médicos personalizados, as pacientes que optam por fazer parto normal no Santa Joana recebem o suporte integral da nossa equipe multidisciplinar – tanto do ponto de vista médico quanto emocional. Vamos ajudá-la a aliviar as dores e a passar com tranquilidade pelos momentos que antecedem o parto. Algumas das atividades que realizamos com nossas gestantes na sala de parto normal são:

• Massagens e exercícios respiratórios que potencializam o relaxamento e diminuem o estresse.

• Caminhadas (deambulação) que auxiliam a mobilidade pélvica (região da bacia) da gestante e podem ajudar na descida do bebê pela bacia.

Além disso, você pode iniciar sua preparação bem antes, marcando consulta no nosso Centro de Assoalho Pélvico, que dará informações detalhadas sobre como se preparar para o parto normal fortalecendo a região pélvica.

Após o parto, a hora dourada

Assim que é feito o parto, oferecemos uma série de cuidados especiais para a mamãe e para o bebê. É a chamada hora dourada. Nesses momentos iniciais de vida, buscamos integrar rapidamente o recém-nascido a sua mãe, o que trará ganhos emocionais e de saúde para ambos. Sempre que houver liberação médica, esses momentos podem ser compartilhados com o pai ou outro acompanhante, aumentando ainda mais a sensação de acolhimento e de vida em família. Entre as atividades que realizamos na hora dourada estão:

• Contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido – Sempre que possível, priorizamos o contato pele a pele logo após o nascimento. Além da sensação de conforto para mãe e recém-nascido, já que ambos relaxam, existem outros benefícios. Esse primeiro contato faz com que a respiração e os batimentos cardíacos do recém-nascido se estabilizem, auxilia no controle do açúcar (que dá energia), no equilíbrio da temperatura e na imunidade porque expõe a criança às bactérias da mãe, que começam a colonizar sua pele para auxiliar em sua proteção.

• Corte tardio do cordão umbilical – O corte só acontece cerca de 3 minutos após o nascimento, ou até que o cordão pare de pulsar, para que ocorra uma passagem maior de fluxo de sangue da mãe para o bebê, diminuindo a chance de anemia do pequeno nos primeiros anos de vida. Além disso, os batimentos cardíacos da mãe acalmam o bebê, ajudando na redução do estresse e do choro.

• Avaliação médica – O bebê recebe toda a atenção desde o momento que nasce. No primeiro e no quinto minuto de vida, enquanto ainda estiver no colo da mãe, é feito o teste de Apgar com a finalidade de checar frequência cardíaca, respiração, tônus musculares, reflexos e cor de pele do bebê. Após a hora dourada, o bebê será submetido a outros exames, como teste da orelhinha, para checar como está sua saúde.

• Amamentação precoce – O bem-estar e a proximidade do bebê incentivam a produção de ocitocina, hormônio responsável pela estimulação da descida do leite e da contração uterina, diminuindo a possibilidade de ocorrência de hemorragias maternas. O primeiro leite da mulher (colostro) também possui bactérias do bem que auxiliam na formação da flora intestinal do bebê. Bebês que foram amamentados têm menor risco de desenvolver infecções, asma e outras doenças.

Um espaço aconchegante e moderno

Um quarto que vira sala de parto. Em poucos instantes, deixamos tudo pronto para a chegada do bebê, com segurança e conforto. Esses espaços foram concebidos com a ideia de atender todas as necessidades das pacientes nas fases de pré-parto, parto e pós-parto. Você terá o que for preciso para que o parto aconteça como sempre imaginou:

• Tudo na vida tem uma trilha sonora – e o momento em que espera pelo seu bebê não poderia ser diferente. A música ambiente ajuda a relaxar e a curtir o momento.

• Você também poderá relaxar na banheira com iluminação de LED, que ajuda a evitar o estresse.

• Aparelhos de apoio, como bola suíça (pilates), barra de ling (de alongamento), banqueta de parto e assento ativo (cavalinho) vão auxiliar seu corpo a estar pronto para o momento do parto.

Ajudamos você nas suas escolhas

Se para os bebês o parto normal significa a conclusão de um processo de amadurecimento, indicando que o momento ideal para o seu nascimento chegou, para as mães esse processo permite geralmente um tempo menor de internação, menos riscos de complicações cirúrgicas e necessidades de medicamentos.

Para contribuir com a disseminação do tema, temos promovido o Programa de Consciência Obstétrica para pacientes e médicos. Ele tem por objetivo responder todas as possíveis dúvidas da gestante e seus familiares antes, durante e após o parto.

Nossa diretriz é respeitar a escolha de tipo de parto, sempre com foco na segurança da mamãe e do bebê. Por isso, nossa equipe multiprofissional oferece suporte e informações que os subsidiem nessa escolha, promovendo mais equilíbrio e tranquilidade nesse processo. Por exemplo, vamos explicar que contamos com várias estratégias para o controle da dor no momento do trabalho de parto. Prioritariamente, adotamos métodos não farmacológicos – como o uso da bola ou banhos de chuveiro ou imersão para dar mais conforto. Mas, quando necessário, podemos usar a analgesia farmacológica. Ela permite que, cerca de 30 minutos depois, a paciente já possa voltar à movimentação ativa. Marque uma consulta e conte com nossa ajuda para tomar as importantes decisões que envolvem o parto de uma maneira serena e bem informada.

Nossos cuidados com a saúde da gestante e do bebê, no entanto, começam bem antes dessa decisão. Temos à disposição dos nossos pacientes centros especializados em diagnósticos relacionados à gestação e em medicina fetal e/ou para possibilitar a gravidez ou mesmo para garantir sua manutenção, como o Centro de Endometriose.

Uma rede de apoio especializada para você

Quando chega o momento, tudo que você precisa é se concentrar no parto. O restante fica com nossa equipe multidisciplinar especializada, que saberá como acolhê-la a cada passo.

Além de possuírem muita prática, os profissionais de obstetrícia, neonatologia, anestesia, enfermagem, entre outros, que podem ser solicitados a participar dos partos normais no Santa Joana, realizam treinamentos periódicos com protocolos atualizados de atendimento humanizado.

Vários desses treinamentos são realizados em nosso Centro de Simulação Realística. É nesse espaço de ponta que nossos profissionais têm a oportunidade de se exercitar com equipamentos de simulação da realidade. Eles possibilitam que equipes multidisciplinares, formadas por obstetras, anestesiologistas, neonatologistas, enfermeiras e outros profissionais, treinem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e em situações extremas.

O espaço é flexível e pode reproduzir uma suíte de parto, um consultório ou uma sala de cirurgia. Além dos equipamentos nesses espaços, o centro conta com manequins de alta fidelidade do paciente adulto, do recém-nascido e do prematuro, que respondem fisiologicamente às mais adversas situações clínicas. Assim, é possível aos profissionais antever os diversos cenários e a reação adequada em cada um deles.

Um Centro Obstétrico completo para deixá-la ainda mais segura

Números reforçam experiência e excelência no cuidado

Mais de 431 mil partos realizados no Santa Joana até 2019

Mortalidade materna 11 vezes menor que a média nacional

• Santa Joana = 4/100 mil nascimentos (2018)

• Brasil = 44/100 mil nascimentos (OMS, 2015)

Índice de infecção hospitalar 46 vezes menor que a média nacional

• Santa Joana = 0,3% (2018)

• Brasil = 14% (Ministério da Saúde, 2019)

Cerca de 80% a 90% das gestantes estão amamentando quando recebem alta (2018)

As salas de parto normal estão localizadas dentro do Centro Obstétrico do Santa Joana e bem próximas às unidades de terapia intensiva (UTI Adulto e UTI Neonatal), caso algum tipo de cuidado especial seja necessário.

Se, por acaso, algum imprevisto acontecer, a gestante e seu bebê também contam com toda a tecnologia de ponta do nosso Centro Obstétrico, como monitores sofisticados de pressão e oxigenação e ventiladores menos invasivos (Neopuff) para auxiliar na respiração de recém-nascidos.

A qualidade e a segurança do nosso atendimento em partos foram premiadas em maio de 2019, nos Estados Unidos, quando nos tornamos a primeira instituição brasileira a receber a certificação do “Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica”, da Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology (SOAP).

Saiba mais sobre por que escolher o Santa Joana para cuidar da sua saúde e da saúde do seu bebê.