Gripe

Durante a gestação, o sistema imunológico da mulher está mais debilitado por conta das alterações hormonais do corpo. Por isso, durante este período, aumenta a chance de um contágio pelo vírus Influenza, causador da gripe que afeta diretamente o sistema respiratório. A sua transmissão acontece através das gotículas de salivas expelidas ao tossir, espirrar e até mesmo ao falar. Além disso, o contato das mãos com objetos contaminados também é um canal de contaminação.

Sintomas
Na gravidez, os sintomas da doença se apresentam de forma bastante veloz, sendo que, em apenas algumas horas, já é possível sentir um evidente mal estar. Junto desse sentimento, aparecem também as dores musculares, as dores de cabeça, uma forte tosse, cansaço, perda de apetite e uma febre que pode durar até cinco dias. Outro sintoma pouco usual, mas que também pode aparecer, é uma forte dor de garganta.

Riscos para o bebê
Por mais que o vírus não ultrapasse a barreira da placenta e não passe diretamente para o feto, alguns sintomas causados pela condição podem refletir no desenvolvimento do seu bebê. Para que não existam maiores problemas em sua gestação, é importante cuidar da alimentação – mesmo com a falta de apetite proveniente da gripe; sempre repor os líquidos e as vitaminas por meio de frutas ricas em vitamina C, caldos quentes, água e purês de verduras; controlar a febre com medicamentos para que ela não ultrapasse os 38,5ºC (sempre com acompanhamento médico); e realizar a limpeza das cavidades nasais evitando, assim, o acúmulo de muco que possa resultar em uma sinusite.

Vacinação
Por fazerem parte do grupo de risco na contração da gripe, recomenda-se que as mulheres grávidas tomem a vacina que previne a Influenza – inclusive, ela é distribuída de forma gratuita na campanha de vacinação do Ministério da Saúde. Dessa forma, além de aumentar a sua imunidade à doença, cria-se o que conhecemos como imunidade de grupo ou efeito rebanho. Quando a carteira de vacinação é seguida por uma parcela da população, é criada uma espécie de barreira de proteção que impede que o vírus penetre na sociedade da qual fazem parte.

https://www.santajoana.com.br/servicos/vacinacao

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*