Gravidez após os 40 anos é mais segura hoje em dia?

É muito comum a preocupação feminina com a idade na hora de planejar uma gravidez. No entanto, é cada vez mais comum os casos de gestações após os 40 anos. Recentemente, três famosas nesta faixa etária ficaram grávidas: Karina Bacchi, Eliana e Ivete Sangalo.

Quem explica essa mudança é o obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dr. Alberto D’Auria.

“Nos últimos 30, principalmente 20 anos”, conta o médico, “a longevidade feminina aumentou assustadoramente. A expectativa de vida da mulher, quando comecei na profissão”, diz o doutor, “era de cerca de 50 anos. Hoje chega aos 80 anos”.

Dr. D’Auria diz que também aumentou a fertilidade feminina com segurança. “As mulheres continuam com os mesmos cerca de 400 mil óvulos durante toda a sua vida, mas o que mudou foi a qualidade dos óvulos, graças a hábitos modernos, relacionados à alimentação e exercícios. Há uma melhor qualidade orgânica, mulheres com níveis orgânicos mais satisfatórios que as de décadas atrás”.

Os avanços na medicina também influenciaram de forma fundamental, explica o obstetra. “A essa mulher com um corpo mais saudável aos 40 anos, soma-se os recursos que temos hoje oriundos da medicina moderna. Técnicas mais seguras de fertilização in vitro, que permitem a escolha de óvulos de qualidade, com risco baixo de desenvolver anomalias”.

“O preparo melhor dos obstetras, com novos protocolos para atuar em gestações de risco, o surgimento da Medicina Fetal, com predições de problemas na gravidez logo no primeiro trimestre, atrelado à Cirurgia Fetal, também são fatores que propiciam gestações mais seguras depois dos 40 anos e, talvez daqui algum tempo, aos 50 anos de idade”.

Share

Uma resposta para Gravidez após os 40 anos é mais segura hoje em dia?

  1. Lilian Yuka horikawa floresta says:

    Engravidei pela segunda vez aos 45 anos e meu BB nasceu dia 11/5 /2017 aí no santa Joana. Foi uma gravidez não planejada e sem tratamento ou fertilização.
    TD como Deus planejou. Fiquei internada os 4 meses sob cuidados do dr Makoto a qual tive q fazer uma cerclagem de emergência com 22 semanas. Zaac Lyoto nasceu prematuro com 34 semanas. Perfeito.
    Minha gestação vale escrever um livro. Pois foi a melhor experiência de vida q tive.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*