Como calcular as semanas e meses da gestação?

Muitas mães não sabem, mas o cálculo do tempo de gestação independe do dia ou mês do ano. Quem explica como calcular as semanas e meses de gravidez é o Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

“À moda antiga, fazíamos uma conta de soma e de subtração na data da última menstruação”, conta.

“Por exemplo, se a data da última menstruação for 15 de fevereiro, somamos 7 ao dia 15 e subtraímos 3 ao mês, sendo a DPP (data provável do parto) 22 de novembro”, explica o médico que lembra que existem ferramentas para ajudar: “super fácil, porém agora tudo é feito por computador ou aplicativos”.

E é importante saber o tempo exato de gravidez? “Se a paciente não sabe ou não se lembra (quando foi a última menstruação), quanto mais precoce for feito o ultrassom, mais preciso será para confirmar a DPP”.

Com essas informações, o pré-natal é feito de forma mais adequada. “Assim poderemos fazer um acompanhamento mais seguro da gestação”, avalia Dr. Leite.

9 Respostas para Como calcular as semanas e meses da gestação?

  1. Keli says:

    Minha última menstruação foi dia 21 de janeiro… Vou ganhar até qdo ? Será cesaria

    • admin says:

      Keli, como vai? Conforme o Dr. Leite explica no texto, o cálculo é o seguinte: 21 de janeiro, somamos 7 ao dia 21 e subtraímos 3 ao mês, sendo a DPP (data provável do parto) 28 de outubro.

  2. Milena says:

    Olá , meu nome é Milena ,então , eu não me recordo muito bem da minha última menstruação , eu falei q era 25 de março , mais na ultrassom q fiz , deu erro de data, tipo, se fosse essa data eu estaria de 17 semanas . Mais na ultrassom diz que eu estaria de 15 semanas e 3 dias. Desvio de +/- 1semana . Então quantas semanas eu estou hoje ? Essa ultrassom eu fiz dia 22/07/2017.

    • admin says:

      Milena, o cálculo que o Dr. Leite ensina no texto dá uma estimativa, uma data provável do parto, não significa que será o dia exato. Então podem haver diferenças de poucas semanas entre o cálculo com base na data da última menstruação e na data que aparece no ultrassom (mais preciso).

  3. Aline santos says:

    Boa noite, descobri minha gestação com 22,5 no dia 19/06, vocês poderiam me informar a da data provável do parto?

    • admin says:

      Aline, como vai? Conforme o Dr. Leite explica no texto, é preciso da data da última menstruação para o cálculo da data provável do parto. Procure um médico de sua confiança, que esteja acompanhando a gestação, ele poderá ajudá-la no cálculo.

  4. Cláudia fernanda says:

    Dia 22 sentebro a última mestrusao

  5. Cláudia fernanda says:

    Traduza em portugues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *