Recém-nascido consegue caminhar?

Um vídeo chamou a atenção de milhões de pessoas nas redes sociais recentemente. Nele, um bebê recém-nascido parece caminhar logo após o nascimento em uma maternidade de Goiânia. Mas será que isso é possível? O bebê das imagens possui alguma capacidade fora do comum?

O programa “Domingo Espetacular”, da Record TV, entrevistou a Dra. Julia Borten, pediatra neonatal do Hospital e Maternidade Santa Joana para esclarecer o caso.

O movimento das pernas da criança no vídeo nada mais é do que um reflexo primitivo, ações comuns que o bebê faz dentro da barriga da mãe e que são repetidas inconscientemente até pouco tempo depois do parto.

“Ele é um reflexo que integra vários sistemas do bebê, tanto a parte cerebral quanto a parte muscular, mas são todos involuntários no bebê. E um reflexo involuntário, num adulto seria, por exemplo, se você encostasse seu dedo em uma chapa quente e retirasse. Você não tá pensando pra fazer isso, é um reflexo. Então no bebê, esses reflexos primitivos também são isso, o bebê não tá pensando sobre eles; ele executa mas de uma forma automática,” exemplifica a médica.

O movimento de caminhada que aparece no vídeo é um teste do reflexo de marcha, conforme explica Julia: “todo pediatra faz esses testes nos bebês, no consultório depois o pediatra também repete os testes. Eles são importantes para a gente avaliar o desenvolvimento do bebê.”

Os reflexos primitivos estão relacionados ao instinto de sobrevivência da criança. Outro movimento involuntário do recém-nascido é a sucção. O bebê não precisa aprender como mamar, o reflexo para se alimentar é natural. “Se eu colocar o dedo perto da boquinha dele, ele vai virar em direção à minha mão. Isso na mãe eles (os bebês) usam pra procurar o mamilo pra conseguir mamar,” conta a pediatra.

Outro reflexo é o sorriso do recém-nascido. “O bebezinho logo depois que nasce pode apresentar um sorriso-reflexo, que a gente fala que não é um sorriso em resposta, esse sorriso social, um sorriso em resposta, que o pai e a mãe conversam com o bebê e o bebê e você consegue até ver que ele sorri com os olhos, dá gargalhada, isso tudo é mais pra frente,” diz a Dra. Julia.

Da mesma forma, quando o recém-nascido parece afagar a mãe com os dedinhos, trata-se de outro reflexo primitivo. “Ele pode apresentar também um reflexo que se chama preensão palmar e plantar, que ele segura, se você segurar na palma da mão do bebê, ele consegue fechar as mãozinhas e o pezinho também, ele fecha os dedinhos do pé,” conta a especialista.

Quer saber mais sobre os reflexos primitivos? Clique aqui e veja a reportagem do Domingo Espetacular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *