Inverno e Gravidez: Orientações para Gestantes

A queda nas temperaturas com o início do inverno afeta a gestante e seu bebê de que forma? Como ela pode se proteger e prevenir eventuais problemas de saúde?

O obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dr. Alberto D’Auria, deu orientações para as futuras mamães em entrevista ao portal iG Delas.

A hidratação da pele é uma preocupação no inverno e o médico ensina um modo de observar o grau de hidratação: “Urina clara com transparência significa boa hidratação”. Para conseguir isso, é simples! Aumente a ingestão de líquido, água preferencialmente.

O clima do inverno também faz aumentar a gordura na pele. Dr. Alberto recomenda às gestantes que já têm acne ou pele gordurosa que troquem cosméticos em creme por gel, para evitar infecções de pele. Rachaduras nos lábios também podem ser prevenidas com protetores e hidratantes labiais.

Outra coisa que prejudica a pele são os banhos quentes. “Água quente é sempre contraindicada, já que resseca demais a pele, tirando toda a proteção gordurosa e natural.” Além disso, alerta o especialista, a água muito quente pode provocar hipotensão arterial, aumentando o risco de desmaio durante o banho.

A roupa da gestante no inverno deve ser preferencialmente de algodão, diz o obstetra, já que tecidos sintéticos podem provocar alergia. E atenção especial ao sutiã. “Devem ser somente de algodão e sem o ferro que pode machucar a mama,” recomenda Dr. Alberto.

E consumir chá, para aquecer, é uma boa, “já que são hidratantes contínuos,” lembra o médico que indica chá de erva cidreira, por exemplo. No entanto, não são indicados chás com cafeína, aqueles escuros, durante a gestação.

 Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e leia a reportagem completa do Delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *