Dia da Imunização: Vacinas para Gestantes e para o Bebê

No Dia Nacional da Imunização, 09 de junho, conversamos com a nossa especialista, a infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dra. Rosana Richtmann, que dá orientações a respeito de vacinas para grávidas e seus bebês.

Existem vacinas fundamentais para gestantes, lembra a médica: hepatite B, as 3 doses, se a mulher nunca tomou ou não é imune à doença; a da Influenza, contra gripe; e a Tríplice Bacteriana do Tipo Adulto (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche), indicada a partir de 20 semanas de gravidez.

“São absolutamente recomendadas e vacinas extremamente seguras com o objetivo de proteger a mãe e o futuro bebê”, reforça a infectologista.

Assim como existem vacinas que devem ser tomadas durante a gravidez, há aquelas que não são recomendadas para as gestantes, alerta Dra. Rosana: Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba); vacina contra Catapora (Varicela); contra Dengue; a vacina HPV e contra Febre Amarela, que deve ser analisada com cautela por um médico, pesando riscos e benefícios.

Vacinação durante a gestação não é uma coisa tão rotineira, lembra Dra. Rosana. “A mãe tende a achar que a vacina para o recém-nascido é mais importante que para ela, mas ela precisa lembrar que ao se vacinar ela protege também o bebê.”

Lembrando que a vacinação da gestante depende de acompanhamento do obstetra, que indicará quais vacinas são seguras para a gestante e o feto.

E para o bebê após o parto? A especialista lembra que na maternidade os recém-nascidos devem receber a BCG, contra tuberculose, e a primeira dose da vacina de hepatite B, “quanto mais precoce melhor, para evitar transmissão de vírus da mãe para o bebê,” explica. Depois, com dois meses, a criança deve seguir o calendário de vacinação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Imunização.

O Centro de Imunização do Santa Joana funciona em duas unidades: Paraíso (Rua Cincinato Braga, 37, 2º andar – Telefones: (11) 3284-8824 e (11) 3287-5000) e Ibirapuera (Av. República do Líbano, 900 – Telefones: (11) 3887-6950 e (11) 3052-5031).

Para mais informações, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *