Visita ao recém-nascido: Quais os cuidados necessários?

A situação não poderia ser mais feliz: a chegada de um novo integrante à família, ao grupo de amigos. Por isso, muita gente se empolga e esquece que um recém-nascido precisa de cuidados muito especiais, já que a imunidade do bebê é fraca, pois ele ainda não tomou todas as vacinas.

Dra. Daniela Miranda, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, listou algumas recomendações importantes ao visitar um recém-nascido, para o site ClickBebê.

A primeira delas é: nada de visitas demoradas. O bebê deve ser a prioridade. Se a criança estiver cansada ou quiser mamar, fim da visita. Além disso, lembra a médica, “a recomendação não vale só para o bebê. As mães ficam muito cansadas, principalmente nesse início de adaptação. Não há mal nenhum em sinalizar isso aos amigos e familiares.”

Se a pessoa que for visitar estiver com qualquer sinal de doença, mesmo um simples resfriado, adie a visita. Todos devem se conscientizar que não devem colocar a saúde do bebê em risco.

As visitas também não devem interferir na rotina do recém-nascido. Respeite o horário das mamadas, do banho e do sono. E a mãe também deve descansar quando o bebê tira um cochilo. O ideal é deixar as situações sociais envolvendo o bebê para depois do 3º mês, quando sua saúde está mais firme e os pais já estão mais adaptados à rotina.

Saiba mais sobre o assunto. Clique aqui e leia a matéria do ClickBebê na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *