Saiba Mais Sobre a Suplementação De Iodo Na Gravidez.

Até pouco tempo, o suplemento de iodo não constava na lista de vitaminas e sais minerais para a maioria das gestantes. Mas, uma pesquisa britânica apontou que a falta dele pode afetar a inteligência de crianças na idade escolar.

Para esclarecer e tirar as dúvidas das futuras mamães, nossa ginecologista e obstetra Dra. Carla Kikuchi afirma que o iodo está presente na produção de hormônio da tireoide, essencial para o desenvolvimento intelectual e cognitivo do bebê. Mas, não é porque a falta de iodo pode trazer problemas, que a sua ingestão vai formar crianças acima da média.

“Durante a gestação, a mãe que tem uma deficiência intensa de iodo, pode ocasionar problemas na formação do cérebro e do ouvido do bebê. Então, o bebê pode ter um retardo mental ou deficiências auditivas”.

Toda grávida precisa de uma dose diária entre 200 e 400 microgramas de iodo, o que equivale a aproximadamente uma posta de salmão, um ovo e duas fatias de queijo amarelo. E como no Brasil, o iodo é complementado no sal de cozinha, o déficit dele nas mulheres brasileiras é menor do que em outros lugares do mundo. Inclusive, no pré-natal, os médicos também conversam com as pacientes, para saber se a suplementação de iodo é necessária ou não.

Clique aqui para ver a matéria completa sobre o tema, com nossa ginecologista e obstetra Dra. Carla Kikuchi, no Programa Hoje em Dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *