Você sabe o que são prematuros extremos?

Os bebês são considerados prematuros quando nascem antes dos nove meses da gestação. Como o organismo deles ainda não está complemente desenvolvido, precisam de cuidados redobrados. Segundo Dra. Filomena Bernardes de Melo, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, existem três tipos de prematuridade: limítrofe, moderada e extrema.

Bebês que nascem próximos à idade gestacional adequada, entre 34 e 36 semanas e seis dias, são considerados prematuros limítrofes. “Esse bebê tem um comportamento que não é tão ofensivo, ele vai ter algumas necessidades especiais, mas, na maioria das vezes, não é tão grave”, explica a neonatologista.

Os prematuros moderados nascem entre 29 e 33 semanas e seis dias. “Esse bebê pode ter tanto sinais importantes de prematuridade (problemas respiratórios, neurológicos, cardíacos) como pode se desenvolver sem grandes percalços”, esclarece.

Já as crianças que nascem com menos de 28 semanas, abaixo de um quilo, são consideradas prematuras extremas. “É mais regra do que exceção que esse bebê seja imaturo como um todo. Os principais órgãos dele (coração, pulmão, rins)  ainda não estão desenvolvidos e é comum que ele nem se lembre de respirar”, acrescenta a neonatologista.

É a idade gestacional, e não o peso da criança, que serão os principais fatores para incluí-las nessas categorias. Os prematuros devem ser acompanhados de perto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *