Vacina em dia? Aplicativos podem ajudar

Deixar de tomar uma vacina por esquecimento é algo comum, principalmente quando a imunização não é feita por meio de dose única. Para ajudar quem quer manter o cartão de vacinação atualizado, os aplicativos para celular são uma alternativa. Disponíveis para aparelhos iOS e Android, alguns emitem alertas para avisar quando as doses devem ser tomadas e apresentam as vacinas indicadas para cada tipo de paciente.

“A imunização é uma das coisas mais importantes em saúde pública. Melhor do que tratar é prevenir uma infecção. Quanto maior o número de doses necessárias e o intervalo entre elas, maior a chance de se esquecer. Os recursos tecnológicos podem ajudar a manter a cobertura vacinal adequada”, explica Dra. Rosana Richtmann, infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Dra. Rosana diz que, no caso de vacinas que precisam de mais de uma dose, é necessário tomar todas. “Se fizer duas doses e perder uma, a pessoa não fica totalmente imunizada e acaba não tendo o melhor de proteção que a vacina pode oferecer.”

O conteúdo completo, produzido pelo Estadão, pode ser acessado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *