O que acontece na sala de parto?

Para ter um parto mais tranquilo, a gestante precisa esclarecer todas as dúvidas. É importante saber exatamente o que acontece durante todo o tempo em que ela ficará internada no hospital.

“Na sala de pré-parto, as gestantes fazem exames de sangue, cardiotocografia, entre outros. É um local em que ela tem acompanhamento obstétrico e toma algumas medicações. Ela também recebe a visita do anestesista, que fará uma avaliação pré-anestésica. O procedimento de anestesia é feito na sala de parto mesmo. No Santa Joana, se o parto é uma cesárea, a anestesia acontecerá na sala de cesárea e, se for parto normal, na suíte de parto”, explica Ana Cristina Palmieri, coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Depois do parto, a gestante vai para uma sala de recuperação pós-anestésica. “Ela fica lá, em média, duas horas. A equipe monitora os sinais vitais (pressão, pulso frequência cardíaca, temperatura). Se ela começa a sentir dor, pode receber algum analgésico. A primeira hora após o nascimento é o momento de maior risco de sangramento aumentado. Por isso, a equipe monitora a involução do útero. No caso do parto normal, esse período de observação é normalmente feito na suíte do parto”, acrescenta.

Recuperada da anestesia, a gestante poderá ir para o quarto. Passadas oito horas do parto, ela poderá levantar e tomar banho. É importante que ela se movimente para que não sinta tanta dor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *