Acabei de ter bebê: posso fazer dieta?

Não! Mulheres grávidas e lactantes não podem se privar de nenhum grupo de alimentos. Isso porque, na fase da gestação, o feto precisa de todos os nutrientes para se desenvolver, e, na fase de amamentação, a mamãe precisa dessas mesmas substâncias para produzir o leite.

É recomendável que a mulher engorde entre dez e doze quilos durante toda a gravidez. “A mulher não pode fazer dieta durante a gestação. No entanto, ela também não precisa ganhar 30 quilos. Mesmo aquelas que têm um peso mais baixo, a própria estrutura física não aguentaria ganhar muitos quilos. Tem um mínimo que se precisa ganhar, que é o peso do bebê, do líquido amniótico e da placenta. Se você não ganhar esse peso, a própria nutrição do bebê deve estar comprometida”, explica Luciana Costa, nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Durante a amamentação, é preciso manter a mesma dieta balanceada da gestação.”O gasto calórico na amamentação é bem maior do que era na gravidez. A mulher deve comer o equivalente a quatro ou cinco pãezinhos a mais do que está acostumada. Se estiver amamentando, também não tem que fazer nenhuma restrição brusca na alimentação para não faltar nenhum nutriente para a produção de leite”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *