Quando o bebê deve tomar o primeiro banho?

No Santa Joana, os pais são orientados por uma enfermeira sobre o banho do bebê

Logo após o parto, já no berçário, o recém-nascido recebe o primeiro banho. É preciso tomar uma série de cuidados essenciais ao banhá-lo. Os profissionais especializados do Hospital e Maternidade Santa Joana são responsáveis por ensinar detalhadamente como os pais deverão proceder com essa rotina em casa.

“Na maternidade, o bebê toma banho todo dia de manhã, antes da avaliação do pediatra. Ele avalia a criança sem roupa, então a gente aproveita essa oportunidade para dar o banho. No segundo dia de vida do bebê, tem o banho demonstrativo, que vai ensinar a mãe a dar banho. Mas é um procedimento técnico, com ensinamento passo a passo”, explica a enfermeira Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana.

A principal dica é preparar todos os assessórios antes de começar o banho. “Todas as coisas têm que estar prontas antes de ela tirar a roupa do bebê, todos os itens devem estar em cima do balcão. Não deixe o ambiente fazer correntezas de ar, mas pode ter uma ventilação no banheiro ou no quarto”, acrescenta.

2 Respostas para Quando o bebê deve tomar o primeiro banho?

  1. Danilo says:

    O que vcs acham sobre dar banho nas primeiras horas de vida e remover o “vernix” do bebê? Li sobre isso e gostaria de tirar a dúvida. Abraços.

    • admin says:

      Danilo, recomendamos que busque orientação a respeito com um médico de sua confiança. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *