Tranquilidade e atenção aos horários: aliadas contra as cólicas

Calma, mamãe! Calma, papai: tranquilidade para enfrentar as cólicas do bebê

Cólicas são normais a partir do período entre o 12º e o 15º dias de vida do recém-nascido. No entanto, não há mãe ou pai que não perca a calma diante daquele choro sofrido e insistente, que sinaliza um bebê muito incomodado. Calma!

“A tranquilidade dos pais e de quem cuida do bebê é fundamental para enfrentar esses momentos”, aponta Dra. Vera Valverde, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana. O ambiente estressante tem o potencial de aumentar a irritabilidade da criança, complicando ainda mais o quadro. “Manter a calma e transmitir tranquilidade ao bebê é uma das formas de ajudar a reduzir o incômodo”, acrescenta Dra. Vera.

 Fique atenta para cólicas e horários

Quando o bebê começa a sofrer com as cólicas, normalmente é possível fazer relações com horários e atividades do dia. É muito comum que elas apareçam no final do dia. E é justamente nessa hora, em geral, que os pais estão mais cansados, depois de um dia de trabalho e de cuidados com o pequeno.

“Por isso, é interessante criar rotinas, como programar o banho diário para o  momento anterior ao que costuma preceder as cólicas, já que o banho ajuda a relaxar e pode atuar como atenuante das cólicas do bebê”, orienta Dra. Vera.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *