É verdade que devo começar o banho pela cabeça do bebê?

É sempre melhor começar o banho pela cabeça, porque a água da banheirinha ainda está limpa

Sim. Dar banho no recém-nascido pode ser uma tarefa complicada para os pais de primeira viagem. São muitos detalhes para prestar atenção. A enfermeira Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana, dá algumas dicas importantes.

“É sempre preferível começar o banho pela cabeça, porque a água ainda está limpa. Lavamos o rosto do bebê primeiro só com água, sem sabão, e, em seguida, lavamos a cabecinha com um sabão especial para bebês”, esclarece a enfermeira.

Outra dica importante é não deixar a cabeça da criança molhada por muito tempo. “O mais recomendável é lavar a cabeça e já secar, porque a criança perde muito calor pela cabeça. Se for um banho rápido, não tem necessidade, mas, se a mãe perceber que está ficando atrapalhada, é bom fazer esse procedimento. Depois, ela pode dar banho no resto do corpo, primeiro na frente e, depois, nas costas”, acrescenta.

Segundo a profissional, a última coisa que os pais devem lavar é sempre o bumbum. Essa dica serve para evitar contaminações, pois quando lavamos essa região do corpo do bebê, a água da banheirinha fica suja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *