Trabalho de parto: um processo com várias fases

À medida que a hora vai chegando, é natural ter dúvidas sobre o parto

Quando se passa pela primeira vez por uma experiência, é normal enfrentar certa insegurança e ter muitas dúvidas. Isso vale para o trabalho de parto. Por mais que seja algo muito natural, nem por isso a futura mamãe sabe exatamente tudo que vai passar nesse período. Ana Cristina Palmieri, coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica as várias fases do trabalho de parto.

“A fase inicial, em que a dilatação está começando, é a mais demorada do trabalho de parto; as contrações ainda estão irregulares. Na fase seguinte, as contrações se tornam mais frequentes e longas, e a dilatação chega de 3 ou 4 cm até 10 cm. Depois disso, há o período expulsivo, quando a dilatação já aconteceu e só falta a descida do bebê pelo canal de parto”, explica.

O melhor momento para se dirigir à maternidade é quando você começar a sentir contrações intensas e ritmadas, em um intervalo de 10 minutos. Não precisa correr. A dilatação do colo do útero costuma demorar até 12 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *