O que é diabetes gestacional?

O ganho excessivo de peso está relacionado à ocorrência do diabetes gestacional

Durante a gestação, o organismo da mulher sofre inúmeras transformações radicais. Entre as complicações que podem atrapalhar o andamento da gestação está o diabetes gestacional – uma intolerância temporária à ação da insulina, hormônio responsável pela entrada de glicose nas células.

“O diabetes gestacional está relacionado ao quanto a mãe engorda e à herança familiar. O ideal é ter uma dieta fracionada, com muita hidratação durante o dia, mastigar bem os alimentos e fazer atividade física três ou quatro vezes por semana”, explica Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra e diretor de Relacionamento Médico do Hospital e Maternidade Santa Joana. Segundo ele, se a gestante mantiver essas práticas saudáveis, ela também diminuirá os riscos de outras complicações como pressão alta, dor nas costas, inchaço, infecções, parto prematuro, entre outras.

Os sintomas do diabetes gestacional são muito parecidos com as alterações normais da gestação – fadiga, sonolência, aumento do volume urinário e da sede. A doença, que atinge de 7 a 13% das mulheres, em muitos casos pode ser controlada apenas com uma adaptação da alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *