Mulheres que engravidam acidentalmente ficam mais ansiosas?

Uma gravidez que não foi planejada pode trazer ansiedade, mas normalmente essa sensação passa logo

Engravidar é uma decisão muito importante na vida de uma mulher. É algo que os casais costumam planejar ao longo do tempo. No entanto, a mulher pode engravidar quando menos espera. Nesse momento, é preciso se reestabelecer e começar o planejamento para o nascimento do bebê.

“Em geral, o susto é bem no começo, pois, nessas ocasiões, a mulher não está esperando uma gestação, mas, no momento em que ela aceita o bebê, tudo isso passa. Muitas mães me perguntam se os filhos vão perceber que elas não os esperavam. Isso não é verdade. Elas vão começar a amá-lo do mesmo jeito que em uma gravidez planejada. Não acho que elas estejam mais sujeitas à depressão”, elucida Salete Sanches Arouca, psicóloga do Hospital e Maternidade Santa Joana.

A primeira atitude da futura mamãe nessa situação é procurar um obstetra para começar o acompanhamento pré-natal. Se você sentir muita ansiedade ou tiver medo de ser mãe, procure ajuda de um psicólogo. Informar-se sobre a gestação e começar a pensar no futuro podem ser boas formas de se acostumar mais rapidamente com a nova realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *