Prematuros precisam de cuidados diferentes em casa?


Sim. Depois de sair da maternidade, muitos pais perguntam se deverão ter cuidados especiais com esses bebês que chegaram antes do tempo. Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, responde a esse questionamento e dá algumas dicas de como cuidar do pequeno.

“Eles precisam adotar desde os cuidados com a vacinação até as visitas a diferentes especialistas. A vacinação é importante para defender seu filho de muitas doenças. Quando apresentam as condições necessárias, os bebês já recebem a vacinação completa indicada para suas faixas etárias ainda na maternidade. Os pais serão responsáveis por dar a dose adicional da Hepatite B, e outras vacinas”, explica.

Outra dica importante é evitar as visitas nos primeiros meses de vida do bebê. “As visitas precisam ser restritas, sem aglomeração de pessoas. Pessoas doentes não devem ficar perto do bebê. De preferência, nos primeiros meses a gente pede para que a família não receba muitas visitas para poder se estruturar bem. Pode aceitar a ajuda dos avós, mas não deve abusar”, orienta a neonatologista.

Uma das diferenças entre o tratamento de bebês normais e o de prematuros é que estes precisam visitar diferentes especialistas. “O prematuro, quando vai para casa, deve ir ao pediatra, oftalmologista, neurologista, cardiologista, entre outros. Na verdade, eu peço que vá a esses especialistas, mas leve os laudos para o pediatra, para que ele possa acompanhar o que está acontecendo com a saúde do bebê”, acrescenta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *