Como ter certeza de que o trabalho de parto começou

Uma das dúvidas mais frequentes em mamães prestes a dar à luz é sobre os sinais que indicam que o trabalho de parto começou. No Curso de Gestantes Online, essa dúvida é sanada pela coordenadora da enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana, Ana Cristina Santos Palmieri.

“Isso pode variar, pois o trabalho de parto vem acompanhado por um conjunto de mudanças que acontecem no corpo da mulher, para que ele se prepare para dar à luz.

Alguns sintomas, no entanto, são comuns e podem ser sinais de que a mulher está em trabalho de parto. O colo do útero torna-se mais fino e dilatado, chegando até 10 centímetros. Chegando à maternidade, um médico ou uma obstetriz examinará a região para determinar essa dilatação, que pode ser um indício de parto. Contrações em intervalos regulares, e cada vez mais curtos, também são um bom indicativo.

Dores nas costas, especialmente na região lombar, também podem surgir, e até várias horas antes do parto. Outro sinal claro é a perda do tampão, identificado como uma secreção escura, que pode sair alguns dias antes da data. Outro sintoma clássico do trabalho de parto é a chamada bolsa rota. Quando a bolsa se rompe, o parto está próximo, mas se ela não vier acompanhada de contrações, é possível que a mulher tenha de ser submetida a uma cesárea ou a uma indução de parto.”

Para tirar outras dúvidas sobre o parto, a gestação e muito mais, acesse o Curso de Gestantes Online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *