Serviços Santa Joana

Medicina Fetal

Tamanho do Texto:

CENTRAL DE AGENDAMENTO: (11) 5080-6070

Horário de funcionamento:
De 2ª à 6ª, das 8 às 18h, exceto feriados.
Sábados, das 8h às 11h20

Horário de agendamento:
De 2ª à 6ª, das 7 às 20h, exceto feriados.
Sábados, das 7h às 13h

Medicina Fetal

O Hospital e Maternidade Santa Joana conta com o mais avançado centro especializado em medicina fetal do país. Profissionais altamente conceituados e experientes realizam os mais complexos diagnósticos, tratamentos e cirurgias intrauterina, com resultados extremamente satisfatórios para o bem estar fetal.

Coordenado pelo Professor Titular do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Antonio Fernandes Moron, o serviço de Medicina Fetal há 25 anos vem auxiliando as gestantes durante todos os meses da gravidez.

Aqui oferecemos exames como:

- Ultrassonografia obstétrica
Tem como objetivo: avaliação do crescimento e bem-estar fetal, determinar a posição do feto, avaliação da placenta e quantidade de líquido amniótico.
Exame realizado em qualquer fase da gestação.

- Ultrassonografia morfológica do 1º trimestre
Exame com o objetivo de avaliar a anatomia inicial do feto e realizar rastreamento de possíveis síndromes genéticas através dos seguintes parâmetros: medida da translucência nucal, presença do osso nasal, fluxo sanguíneo do ducto venoso e avaliação da válvula tricúspide do coração fetal. Deve ser realizado entre 11 e 14 semanas de gestação.

- Ultrassonografia morfológica do 2º trimestre
Ultrassom realizado entre 20 e 24 semanas. Neste exame é realizado um estudo detalhado da anatomia fetal com o objetivo de se detectar possíveis malformações fetais e rastreamento de síndromes genéticas.
Recomenda-se também a avaliação do colo uterino pela via transvaginal para avaliar risco de parto prematuro.

- Ultrassonografia transvaginal de 1º trimestre
Ultrassom realizado no início da gestação (entre 5 e 11 semanas) com os seguintes objetivos: diagnóstico da gestação; identificação do local de implantação do saco gestacional; determinação da idade gestacional; avaliação da vitalidade embrionária.

- Ultrassonografia 3D e 4D
Recurso ultrassonográfico que permite visualização realística do feto (face, corpo e membros), por meio de imagens estáticas (US 3D) e imagens em movimento (US 4D).
Pode ser realizado em qualquer fase da gestação, sendo a idade gestacional ideal entre 28 e 32 semanas.

- Perfil biofísico fetal
Exame realizado para avaliação da vitalidade fetal através da análise dos seguintes parâmetros: movimentação fetal, tônus fetal, movimentos respiratórios do feto, quantidade de líquido amniótico, cardiotocografia fetal.
Recomenda-se sua realização a partir da 30º semana de gestação.

- Dopplerfluxometria
Analisa o fluxo das artérias umbilicais, da artéria cerebral média, das artérias uterinas e do ducto venoso. Tem como objetivo avaliar a função placentária e vitalidade fetal.

- Cardiotocografia fetal
Exame em que se monitora a frequência cardíaca fetal e contrações uterinas durante certo período de tempo (20 minutos) com o objetivo de avaliar a vitalidade fetal.

Todos nossos exames são realizados por profissionais altamente especializados. Os laudos são liberados 15 minutos após a realização do exame. Para consultar o resultado dos seus exames, clique aqui.

Procedimentos invasivos em Medicina Fetal:

- Biópsia de vilo corial
Coleta de fragmento de placenta guiada por ultrassom para estudo do cariótipo fetal. Deve ser realizada entre 11 e 14 semanas, quando existe suspeita ou alto risco para possível síndrome genética.

- Amniocentese
Coleta de líquido amniótico guiada por ultrassom para estudo do cariótipo fetal. Deve ser realizada entre 15 e 22 semanas, quando existe suspeita ou alto risco para possível síndrome genética.

- Aconselhamento genético em medicina fetal
Consulta realizada por médico fetal especializado com o objetivo de orientar os casais nas seguintes situações: suspeita ou risco de possíveis malformações ou síndromes genéticas do feto, história familiar ou pregressa de malformação ou síndrome genética, abortos de repetição, uso de medicações teratogênicas, idade materna avançada.

Além dos exames agendados, nosso serviço de Medicina Fetal dispõe de um benefício adicional: o pronto socorro que atende de segunda a sábado para intercorrências diversas.

Caso haja necessidade, a gestante que precisar se submeter a um exame de urgência poderá contar com mais esse diferencial. Uma equipe altamente treinada e especializada estará pronta para atendê-la. Pois, diferente do que acontece em outras instituições, aqui você será atendida por médicos especializados.

Recentemente ampliamos e reestruturamos nosso serviço de Medicina Fetal, adquirimos novos equipamentos de ultrassonografia, e ampliamos nosso horário de atendimento.

CENTRAL DE AGENDAMENTO: (11) 5080-6070

Horário de funcionamento:
De 2ª à 6ª, das 8 às 18h, exceto feriados.
Sábados, das 8h às 11h20

Horário de agendamento:
De 2ª à 6ª, das 7 às 20h, exceto feriados.
Sábados, das 7h às 13h