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08/01/2016

Gravidez no verão: Nutricionista dá dicas para curtir as altas temperaturas sem descuidar da alimentação

Na estação mais quente do ano, as grávidas precisam ter atenção especial com a saúde e com a alimentação, pois qualquer descuido pode significar alguma alteração no organismo. Se alimentar a cada três horas e dar preferência a alimentos mais saudáveis é essencial. A nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana, Luciana da Costa, recomenda uma alimentação bastante variada e colorida, incluindo pães e cereais integrais, frutas, legumes e verduras, além de carnes, leite e derivados, sem esquecer-se da hidratação com água e sucos.

A ingestão de líquidos é um dos fatores mais importantes, especialmente nessa época do ano, já que as altas temperaturas do verão facilitam a desidratação. A melhor forma de hidratar é bebendo água mesmo. ‘’Ela pode ser consumida pura ou até saborizada com limão, hortelã, erva doce, maçã e canela, especiarias como gengibre, cravo e canela, casca de laranja ou abacaxi e cubos de gelo preparados com morangos ou frutas cítricas’’, sugere a nutricionista. É importante lembrar que a água saborizada não deve ter açúcar e o ideal é que seja consumida gelada.

Outro cuidado que as gestantes devem ter é quanto à ingestão de bebidas tidas como refrescantes, como refrigerantes e cervejas. O valor calórico de ambas é altíssimo e, sem contar, que gestantes e lactantes não estão permitidas a ingerirem bebida alcoólica, que podem ser prejudiciais ao bebê.

Na hora das refeições, é melhor optar por pratos frescos e ingredientes cozidos. Alimentos que não foram refrigerados - como saladas a base de maioneses - ou que ficaram muito tempo fora da geladeira devem ser evitados. Colocar gelo nas bebidas também ajuda a refrescar, mas é bom evitar consumi-los em locais públicos, como praias e parques, porque nem sempre são armazenados de maneira correta e podem aumentar o risco de contaminação de doenças.

E não é só com o gelo que se deve ter essa precaução, embora os cuidados com a alimentação devam ser praticados durante todo o ano, é no verão, principalmente, que os alimentos precisam de maior atenção quanto ao seu armazenamento. Devido às altas temperaturas, os alimentos têm a tendência de se estragar mais facilmente.

Por isso, Luciana da Costa recomenda que os alimentos não fiquem expostos sob temperatura ambiente por mais do que 30 minutos. “O cuidado com a higienização dos alimentos deve ser redobrado. Higienizar bem frutas, legumes e verduras antes de consumi-los é essencial. E, ao menor sinal de deterioração dos alimentos, descarte-os”, aconselha a profissional do Hospital e Maternidade Santa Joana. Também é importante a higienização das mãos antes de manusear os alimentos, prevenindo assim muitas doenças infectocontagiosas comuns nesta estação.

Luciana também alerta quanto ao consumo de alimentos fora de casa, principalmente em viagens ao litoral. “Barracas de praia podem apresentar condições inadequadas de higiene de alimentos, dos utensílios e das mãos dos manipuladores de alimentos, os alimentos ficam armazenados em recipientes de isopor, que é um material de difícil higienização, ou ficam sob temperatura ambiente, e a água pode ser de origem desconhecida. Todos esses fatores contribuem para a disseminação de doenças”, explica. Nessa época do ano, também é importante estabelecer um horário para comer. ‘’Com as idas frequentes à praia, é muito comum passarmos horas apenas ‘’petiscando’’, gerando um consumo excessivo de calorias. É importante planejar as refeições e levar consigo potinhos com frutas e lanchinhos naturais, sempre acondicionados em bolsas térmicas’’, recomenda a especialista.

Luciana Costa finaliza indicando uma saída para as grávidas que não conseguem abrir mão de um bom doce. Elas podem substituir as guloseimas mais calóricas por gelatinas feitas com frutas, pois com um toque especial se tornam ótimas opções de sobremesa. ‘’Uma sugestão é preparar a gelatina de abacaxi conforme as instruções da embalagem e bater com iogurte desnatado. Picar abacaxi em calda e colocar em taças, completando com a gelatina batida com iogurte e colocar para gelar - fica uma delícia, é muito refrescante e mais saudável’’, recomenda a nutricionista.


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