Imprensa

Tamanho do Texto:

Novidades do mês de Junho 2016

16/06/2016

Caminhada em apoio à amamentação reúne 500 pessoas no Parque do Ibirapuera

Evento contou com a participação de mães, gestantes e famílias inteiras que apoiaram a causa

No último sábado, o Hospital e Maternidade Santa Joana promoveu a 6ª edição da Caminhada em Apoio à Amamentação, evento gratuito que contou com mais de 500 pessoas e teve como objetivo ressaltar a importância do aleitamento materno e proporcionar momentos de lazer e informação. A ação foi realizada em apoio à Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada há 24 anos pela World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno).

Durante o evento, gestantes, mães e até famílias inteiras aproveitaram para tirar suas dúvidas sobre amamentação com a doutora Clery Bernardi Gallacci, neonatologista da maternidade, além de fazer a caminhada e participar de uma sessão fotos com personagens da Turma da Mônica: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão.

Ana Paula Duran, mãe do pequeno Enzo de quase dois meses, participou do evento e conta que não teve muitos problemas com amamentação, mas que estava ciente das dificuldades desde o início da gestação. “Eu tive muita produção de leite e não tive problemas com em relação a pega, o que foi ótimo. Amamentar o meu bebê é uma sensação única, nunca senti nada parecido, por isso vejo que é tão importante. Eu percebo que ele fica mais calmo e, consequentemente, eu também fico tranquila”, conta.

Já a professora Ana Paula dos Santos, mãe da Laura de oito meses e do Michel de 7 anos, comenta que teve muitas dificuldades ao amamentar o primeiro filho, mas que a experiência com o segundo bebê está sendo ótima. “Quando amamentei o meu primeiro bebê, os bicos dos meus seios racharam e senti muita dor. Eu chorava muito junto com a criança porque não conseguia amamentar e via que ela sentia fome. Procurei ajuda de especialistas, persisti e consegui. Foi um período turbulento, mas valeu a pena. Já com meu segundo filho, a experiência foi completamente diferente, está sendo maravilhoso ter esse contato tão íntimo com ela e indolor, o que me deixa muito feliz”, relata.

A doutora Clery ressalta que as mães devem buscar conhecimento sobre a amamentação, para estarem cientes quando estiverem com seus bebês. Ela reforça que a gordura do leite humano colabora para a mielinização do sistema nervoso cerebral. “Os bebês em aleitamento tem menor prevalência de doenças respiratórias, gastrointestinais e alérgicas, desta forma, o leite colabora para uma vida adulta saudável”, conta.

Após a caminhada, todos os participantes levaram para casa uma cartilha sobre amamentação, para tirar dúvidas e disseminar o conhecimento.

Saiba mais sobre os benefícios da amamentação:
• O leite materno é uma fonte infinita de vitaminas e nutrientes para o bebê crescer forte e saudável.
• Já vem na temperatura ideal, esterilizado, é de fácil digestão e não dá trabalho para preparar.
• Protege o bebê contra infecções porque contém os anticorpos da mãe.
• Não tem risco de contaminação, pois vai direto da mama para a boca do bebê.
• Desenvolve e fortalece a musculatura facial, favorecendo o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fala.
• Reforça o vínculo mãe-filho e diminui os riscos de alergias que podem ser causadas pela introdução prematura do leite de vaca.


Voltar

Prezado jornalista, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa Máquina da Notícia. Os telefones são:

Anna Brom

Tel.: (11) 3147 7235

Cel.: (11) 97695 6489

Marina Bianchi

Tel.: (11) 3147 7398

Cel.: (11) 99997 0384

Michelle Rodrigues

Tel.: (11) 3147 7484

Cel.: (11) 98662 5219