Imprensa

Tamanho do Texto:

Novidades do mês de Julho 2013

01/07/2013

Infecção hospitalar em maternidade: Saiba como combater

14ª Jornada de Controle de infecção em Maternidade debaterá temas que vão desde higiene das mãos e leite materno até novas tecnologias na obstetrícia

 Destinada a controladores de infecção, neonatologistas e adeptos da causa, a 14ª Jornada de Controle de Infecção em Maternidade acontecerá em 10 de agosto, a partir das 8h no auditório do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo (SP). Nesta edição, os temas mais recorrentes como higienização das mãos, prevenção da infecção da corrente sanguínea e segurança do paciente serão atrelados a novos assuntos como leite materno e novas tecnologias na obstetrícia: pessário, cirurgia fetal e cerclagem.

Combater a infecção hospitalar em ambiente de maternidade é uma das principais preocupações do Hospital e Maternidade Santa Joana, que possui uma Comissão (CCIH) muito atuante e presente em todas as áreas, que está embasada em normas brasileiras e órgãos internacionais reconhecidos no mundo inteiro.

A Dra Rosana Richtmann, infectologista e presidente da CCIH do Hospital e Maternidade Santa Joana, e uma das coordenadoras da Jornada, ressalta que uma comparação entre os índices do Grupo Santa Joana e de hospitais de referência no Brasil e no mundo detectou que o índice de infecção hospitalar na Instituição é de apenas 0,3%, nove vezes menor que a média nacional, que é de 2,8%.

Estar sempre atualizado quanto aos temas que tangem a infecção hospitalar é de extrema importância para uma assistência médica segura. Em se tratando de maternidades se torna um desafio ainda maior, pois elas contam com ambientes como Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, em que muitas vezes se encontram bebês prematuros extremos, que dependem 100% de assistência médica e tecnológica. “Apesar dos grandes benefícios que as novas técnicas da medicina obstétrica trazem para a saúde dos pacientes, nesses casos é preciso atenção redobrada para reduzir ao máximo os riscos de infecção”, explica Dra Rosana.

A Jornada de Controle de Infecção em Maternidade é de extrema importância para o setor, pois será um evento específico e tratará o assunto com o foco necessário para esse tipo de ambiente e paciente.

O evento contará com a participação de profissionais de gabarito como Dr. Lívio Andrade Dias – da CCIH PMP e CVS São Paulo - e Dra Marisa Marcia Mussi-Pinhata - Professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - que falarão, respectivamente, sobre ‘’A possibilidade de prevenir NEC’’ e ‘’Infecções X Leite materno: Quais são os riscos e benefícios’’.

O tema ‘’Como motivar o profissional de saúde a melhorar a adesão à higiene das mãos’’ será ministrado pelo Dr Vinicius Paulino da Costa. Já o Dr Antônio Moron falará sobre os procedimentos invasivos na gestação, seus benefícios e riscos de infecção para a mãe e o recém-nascido. O assunto será seguido de debate conduzido pelas doutoras Ruth Guinsburg e Camila de Almeida Silva.

A Dra Cláudia Tanuri explanará sobre a prevenção de infecção da corrente sanguínea em Neonatologia e as melhores práticas, e a Dra Najara Andrade falará sobre segurança do paciente com foco na prevenção de infecção e como gerenciar estes riscos. O evento será finalizado com uma sessão interativa com a plateia, sobre as situações do dia a dia do controle de infecção em maternidade.


Voltar

Prezado jornalista, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa Máquina da Notícia. Os telefones são:

Bruna Sales

Tel.: (11) 3147-7423

Cel.:(11) 94836-6956

bruna.sales@maquinacw.com

Camila Duran

Tel.: (11) 3147-7929

camila.duran@maquinacw.com

Renata Asprino

Tel.: (11) 3147-7389

Cel.: (11) 98644-4740

renata.asprino@maquinacw.com