Febre Amarela: Saiba como se prevenir

A cidade de São Paulo entrou em alerta nas últimas semanas em função dos casos de Febre Amarela.

Devo tomar a vacina ou vacinar minha família?

Para orientar a população, o site GQ.com conversou com a Dra. Rosana Richtmann, infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, sobre o assunto.

Quem pode tomar a vacina? Bebês a partir dos nove meses devem se vacinar. Já gestantes, mulheres em fase de amamentando à crianças com menos de seis meses e pessoas com o sistema imunológico prejudicado, como quem faz tratamento contra câncer ou toma imunossupressores, não devem tomar a vacina contra febre amarela.

A recomendação para essas pessoas é utilizar métodos para evitar a picada do mosquito, como por exemplo repelentes e não deixar a pele exposta ao ar livre. Quem tomou a vacina há menos de dez dias, também deve tomar essas precauções.

“Como primeira medida de segurança, esse grupo deve evitar as áreas de mata da cidade, especialmente a região do Horto Florestal. Caso isso não seja possível, existem algumas outras formas de se proteger: optar por roupas claras, pois cores vibrantes atraem o mosquito; usar manga comprida e calça comprida, cobrindo principalmente as pernas e os pés (pois os mosquitos costumam voar baixo); evitar o uso de perfumes, outro fator que pode atrair os insetos; usar repelente diariamente – essa dica é especialmente importante para gestantes, para evitar outras doenças como Dengue e Zika.

No caso de bebês com menos de dois meses, quando o uso de repelente não é indicado, a recomendação é usar um mosquiteiro em volta do berço e manter o ambiente fechado e fresco”, avalia Dra. Rosana.

A vacina contra Febre Amarela, que é dose única – quem já tomou uma vez não precisa se vacinar novamente, está sendo disponibilizada em Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo.

Para mais informações sobre o assunto, clique aqui e leia a reportagem completa da GQ.com.

 

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*