É Possível Engravidar Menstruada?

Essa dúvida é mais comum do que se imagina. Por isso, contamos com a colaboração do Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana para responder à questão.

“Teoricamente”, diz o médico, “não é possível devido à descamação da parte interna do útero chamada de endométrio, deixando assim uma camada muito hostil para o processo de implantação do embrião”.

O que pode ocorrer, na verdade é uma situação que gera essa dúvida. “Às vezes, o que pode ocorrer é um sangramento, ‘menstrual’, se a paciente já estiver grávida no início da gravidez e, como os sintomas, de pré-menstrual e gravidez, são parecidos, ela acaba achando que engravidou menstruada”, explica o especialista.

“Outra hipótese remota”, afirma Dr.Leite, “seria em mulheres com ciclos curtos de intervalo, do tipo 23 dias, com duração de 8 ou 9 dias de fluxo, propiciando assim um processo de ovulação que irá coincidir com os últimos dias do ciclo; lembrando ainda que a duração do espermatozóide dentro do útero é de aproximadamente 48 horas (2 dias)”.

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*