É Normal Ter Cólicas Com 38 Semanas, No Final da Gestação?

Algumas gestantes reclamam de cólicas na reta final da gravidez. Será que isso é comum? O Coordenador de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dr. Mario Macoto Kondo, responde.

“No final da gestação é comum ter desconforto abdominal e cólicas devido ao tamanho do feto e sua movimentação, além da compressão de órgãos internos (estômago, intestino, bexiga, nervos e ligamentos)”, explica.

Além disso, lembra o médico, “a partir da trigésima semana de gestação, as contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, se tornam mais comuns e muitas vezes são percebidas como uma cólica. Essas contrações costumam ser irregulares, indolores ou com mínimo desconforto e não dilatam o colo do útero”.

Esse tipo de contração se torna mais frequente “nas últimas quatro semanas de gestação”, diz o especialista, “podendo confundir com o trabalho de parto”.

Por isso, ressalta Dr. Macoto, é importante o acompanhamento médico no pré-natal “para esclarecer as dúvidas e garantir segurança para a mãe e o bebê”.

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*