Quais são os Sintomas da Gravidez?

A menstruação atrasou? E agora, quais são os primeiros sintomas de gravidez? E depois, quais os sintomas mais comuns nos diversos estágios da gestação?

Quem explica é o obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dr. Luiz Fernando Leite.

“Os sintomas iniciais mais frequentes no primeiro trimestre, são sensibilidade dos mamilos, mamas cheias e doloridas, enjoo, sono aumentado, maior produção de saliva, alteração de humor e dores no baixo ventre”, enumera o especialista.

Depois, a mulher passa a sentir menos os reflexos da gravidez no seu corpo. “No segundo trimestre, os sintomas são menos expressivos, sendo esse o melhor trimestre para a gestante”, conta.

Já na reta final da gravidez, os sintomas voltam de forma mais acentuada, como conta o médico: “no último trimestre começam as dores no baixo ventre, na coluna lombar, azia, sangramento gengival, nariz entupido, inchaço e dores nas pernas”.

Mas Dr. Leite lembra que existem formas de diminuir os incômodos da gestação. “A maior parte dos sintomas pode ser amenizada se a grávida fizer atividades físicas e não ganhar muito peso durante os 9 meses, sendo recomendado no máximo 12 quilos”.

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*