Seios – cuidados para o pós-parto

Uma parte do corpo da mulher que sofre alterações com a gravidez são os seios. Eles aumentam de tamanho, ficam mais sensíveis e necessitam de atenção especial para você mantê-los firmes e sem estrias, especialmente durante o período de lactação.

Por isso, Dra. Helena Junqueira, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, deu recomendações de cuidados com os seios em entrevista ao site Bebê.com.

O uso de sutiã próprio para amamentação é importante, mas a médica lembra que as mamas dobram de volume nos dias seguintes ao parto, por isso, se comprar a peça antes, escolha um sutiã um número acima. Além disso, pode ser necessário o uso de absorventes para mamas no pós-parto, quando a secreção de colostro pode ser mais frequente.

Para prevenir estrias, use hidratante nos seios durante a amamentação, mas não passe nos mamilos. A região deve permanecer áspera para evitar machucados na hora de dar de mamar. Já para não sofrer com rachaduras, passe pomada de lanolina no mamilo, entre uma mamada e outra ou, caso prefira algo mais natural, polpa de mamão, recomenda a obstetra.

Outra ação que faz bem aos seios, ajudando na cicatrização da pele dos mamilos é tomar sol, “para diminuir a sensibilidade local, tornando a amamentação menos dolorosa,” explica a especialista.

Se você não está mais amamentando e as mamas ainda estão inchadas, procure tops ou sutiãs com uma estrutura um pouco maior, que sustentem os seios de forma adequada e evitem a flacidez.

Para outras informações sobre o tema, clique aqui e leia a reportagem completa do Bebê.com.

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*