Quais as causas das dores na gravidez?

Muitas mulheres se queixam de dores pelo corpo durante a gestação, mas quais são as causas delas? Há grupos de mulheres mais suscetíveis a essas dores e desconfortos?

Buscamos respostas com o Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Será que dores nas pernas estão relacionadas com o aumento de peso na gestação, ou isso é mito?  “As dores nas pernas serão sempre proporcionais ao aumento de peso, a maior idade gestacional e ao sedentarismo da gestante. Além disso, o efeito compressivo do peso do útero na cavidade pélvica irá diminuir o fluxo de retorno dos membros inferiores (sangue e linfa) para o coração, ocasionando assim um aumento da retenção hídrica e, por conseguinte, inchaço e dores,” explica o médico.

A alimentação tem alguma influência no surgimento destas dores, adverte o especialista: “a ingestão de proteínas irá ocasionar uma menor probabilidade de inchaço e, portanto, das dores. Por outro lado, a ingestão de carboidratos, além de engordar, vai facilitar a retenção de líquidos e as dores aparecerão”.

Mulheres que iniciam a gravidez com sobrepeso têm mais risco de sofrer com dores, alerta Dr. Leite: “os riscos serão proporcionais quanto for seu IMC (Índice de Massa Corporal). Os riscos vão desde dores lombares e dores no baixo ventre, como também piora dos distúrbios gastrointestinais (azia, prisão de ventre, hemorroidas).”

Ele lembra ainda que gestantes com grande índice de massa corporal estão sujeitas a patologias da gravidez; há maior risco de pressão alta da gestação (pré-eclâmpsia e eclâmpsia), diabetes gestacional e prematuridade. “O ganho excessivo de peso (mais do que 12 quilos) na gestação irá corroborar para um aumento da morbidade materno-fetal,” conclui o especialista.

 

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*