O que acontece com o intestino da mulher durante a gravidez?

Não é só o ventre da mãe que sofre alterações na gestação. Todo o corpo da mulher é alterado, inclusive o funcionamento intestinal.

Para auxiliar as mulheres que sofrem com algum desconforto no intestino durante a gravidez, o obstetra Dr. Luiz Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana, esclarece algumas dúvidas comuns e dá orientações para aliviar os sintomas.

O médico explica que as alterações intestinais geralmente podem ocorrer por dois motivos: o aumento da taxa de progesterona e o tempo de gestação, “já que quanto maior a idade gestacional, mais o útero comprime o intestino, causando menor movimentação e maior acúmulo de gases”.

Em caso de constipação, Dr. Leite recomenda laxantes naturais, como, por exemplo, à base de ameixa ou de fibras. Além disso, probióticos e lactobacilos são indicados. “É importante ressaltar que tudo isso só funciona se a grávida tomar água – pelo menos dois litros por dia – associado com atividades físicas e boa alimentação,” lembra o obstetra.

Hemorroidas também podem surgir na reta final da gravidez, quando o intestino é pressionado pelo útero. “Nesse caso, entramos com remédio para hemorroida, muita água, dieta com fibra e, às vezes, até indicação de anestésicos,” indica o médico.

A gravidez não deve alterar a quantidade de vezes que a mulher vai ao banheiro para defecar. Também não é comum que a gestante fique com o intestino solto ao longo dos 9 meses. É importante estar atenta à consistência das fezes, adverte Dr. Leite: “o problema maior é o endurecimento delas”.

Por isso, a dieta é importante. Prefira alimentos com fibras, como folhas verdes e tudo o que for integral, como farelo de aveia ou granola. Dentre as frutas, coco é uma boa opção para soltar o intestino. Por outro lado, evite maçãs, que causam o efeito contrário. Também diminua o consumo de massas, queijos, brócolis, berinjela, repolho, refrigerantes, comidas que fermentam e distendem a barriga acumulando gases.

E lembre-se, exercícios físicos melhoram nosso ritmo intestinal. “Mas vale lembrar mais uma vez que é imprescindível conversar com o obstetra sobre os esportes antes de começar a praticá-los,” reforça o médico.

Clique aqui e leia a reportagem completa no site Bebê.com

Share

4 Respostas para O que acontece com o intestino da mulher durante a gravidez?

  1. Rafaela says:

    Oi!!! Eu tive muitos problemas intestinais na minha primeira gravidez e com certeza o que me salvou foram os exercícios físicos. Melhorei muito e nem precisei de laxantes ou remédios artificiais.

  2. Jacqueline says:

    Estou sofrendo muiiitaaaa com o intestino desde que descobri a gravidez, estou em uso de progesterona por conta de um hematoma há 45 dias. Estou de 10sem IG. Sinto minha barriga muito grande pra IG que estou, estou usando fibra na alimentação, já usei até supositório de glicerina, tive dois episódios de cólica intensa com intervalo de 15 dias onde cheguei a passar muito mal, tive a sensação de desmaio por conta da dor. A agua, Estou tentando melhorar, consigo beber 1 litro e meio por dia, sei que tenho que aumentar, mas sabe né, o estômago já não fica bem, estou comendo de 2/2h e dividir esse espaço com a água… Enfim, estou na luta!!!

  3. Kethellyn says:

    Olá, eu antes de engravidar eu já tinha problemas para ir ao banheiro. Eu ia de uma a duas vezes por mês era horrível e eu sempre me alimentei bem, ficava até pensando “A onde toda essa comida vai”. Sempre sofri com isso e agora que eu engravidei estou com muito medo de algo acontecer comigo ou com o meu bebê. Estou realmente preocupada e com medo do que pode acontecer.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*