A importância de beber água na gestação

Grávidas e mulheres que estão amamentando precisam ficar atentas à hidratação

O Verão chegou e este pode ser um momento delicado para a saúde das gestantes. Mulheres grávidas e as que estão amamentando têm uma necessidade maior de consumir água do que qualquer outra pessoa. Para evitar a desidratação, é fundamental consumir grandes quantidades de líquido por dia. A dica é sempre ter uma garrafa de água por perto.

“Por conta da obstipação (dificuldade de evacuar), que é muito comum na gestante, a gestante deve aumentar bastante a quantidade de água que consome. Recomenda-se que ela ingira uma média de um e meio ou dois litros de água por dia, sem considerar os outros líquidos”, recomenda a nutricionista Luciana Costa, do Hospital e Maternidade Santa Joana.

No final da gravidez, consumir líquidos pode ser mais difícil. “A grande dificuldade é que, no último trimestre, a gestante não consegue consumir grandes quantidades de água por que o estômago está reduzido. Nós recomendamos que ela consuma água nos intervalos das refeições, e que evite ingerir junto com o almoço e com o jantar”, esclarece.

Já durante a amamentação, é bastante comum que a gestante tenha muita sede. “Recomenda-se o consumo de dois a três litros de água por dia. Recomenda-se amamentar tomando água, e deixar uma garrafinha ao lado. O que faz a formação do leite é justamente a água”, explica a nutricionista.

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*