É normal sentir cólicas depois do parto?

O parto é um acontecimento muito importante na vida de uma mulher. Depois de ter sofrido mudanças radicais, o organismo da nova mamãe terá que retornar ao estado físico anterior à gestação. Nessa fase de recuperação, é comum surgir uma série de dúvidas.

Algumas mulheres ficam assustadas com as cólicas que surgem depois do parto. “É normal que a mulher sinta cólicas por causa da contração do útero. Quando ela amamenta, libera um hormônio chamado ocitocina, que faz o útero voltar para o tamanho de origem e também ajuda na produção do leite. Durante 45 dias, mais ou menos, a mulher terá cólicas e um sangramento, que é inconstante e vai mudando de cor”, explica Thalita Halasc, enfermeira do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Essa contração abdominal parece uma cólica menstrual. Passada a quarentena, a mulher voltará a menstruar em breve. “Se ela estiver amamentando, só voltará a menstruar em torno dos 60 dias depois do parto. Se não estiver, terminando a quarentena, normalmente ela já menstrua”, acrescenta.

Durante a gestação, o  tamanho do útero pode aumentar em até dez vezes durante a gestação. Outro fato que costuma chamar a atenção das mulheres que deram à luz é a looquiação, sangramento decorrente da cicatrização desse órgão depois da gestação. “Temos que saber a diferença da loquiação e da menstruação. A menstruação vem do endométrio – o útero fica preparado para receber o bebê, as paredes engrossam, e, quando não recebe nada, esse tecido sai. A loquiação vem da cicatrização do útero – do lugar em que ficou implantada a placenta, fora do útero. Em casos extremos, quando permanece um pedaço da placenta em seu interior, o útero não para de sangrar, e normalmente é preciso realizar uma curetagem”, acrescenta Thalita.

Esse sangramento deve passar após, em média, 45 dias. Durante essa etapa, a coloração dessa secreção deve variar até parar. Não se assuste.

Share

9 Respostas para É normal sentir cólicas depois do parto?

  1. Marilia says:

    Boa tarde. Tive um parto normal ha 20 dias. Na passada segunda feira fiz uma raspagem por restos placentarios. Desde ai quase nao sangro , no penso nao sai nada e quando vou ao wc sai um sangue clarinho mais po rosado e aguado. É normal? Sinto uma pontada f
    raquinha no abdomen. Sera normal?devia sair mais sangue ou é mesmo assim?

    • admin says:

      Marilia, para orientações deste tipo, por favor, procure um médico de sua confiança, já que não é possível responder sem uma avaliação clínica do seu estado.

  2. Yvin sandes says:

    Antes de ter minha filha eu sentia cólicas não muito fortes , mas após o nascimento dela , passei a não sentir dor nenhuma.
    Isso é normal ?
    Nunca mais senti uma dorzinha
    sequer !

    • admin says:

      Yvin, por favor, procure sempre um médico de sua confiança para obter orientações sobre sua saúde.

  3. Laís Karoline says:

    Tive minha BB há 2 meses, e no meus 50 dias de ter tido ela senti cólica e tive um pequeno sangramento de 1dia . E hj ela com 2 meses sentir uma cólica novamente. Oq seria isso?

  4. Joana lima says:

    Minha filha tem 3 meses,saiu sangue quase 2 meses depois do parto, depois de 2 semanas tive relação desprotegida, logo depois de 1 semana mais ou menos tive menstruação de 4 dias com bastante fluxo do dia 21 ao 25. Depois de 6 dias comecei a ter dor no pe d barriga de leve e as vezes cólicas leves também
    Esse mês era pra ter vindo minha menstruação???? Ou tá desregulada ? ???
    Hoje fiz dois testes de farmácia e os dois deu negativo.
    Alguém me explica oque está acontecendo no meu corpo ??

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*