Quem é quem na sala de parto

Chegado o grande momento, você vai entrar na sala de parto, um local dentro do centro obstétrico onde pode ser feito tanto o parto normal quanto a cesárea. Saiba  quem vai fazer parte desse cenário junto com você e sua barriga.

1- Circulante de sala
É um técnico de enfermagem a postos para ajudar em procedimentos diversos.

2- Pai
Sua função básica é dar apoio e vivenciar junto o grande momento. Qualquer pessoa escolhida pela mãe pode ocupar esse lugar

3- Médico Obstetra
Comanda o parto e opera os procedimentos principais.

4- Médico Obstetra auxiliar
Fica ao lado do médico, dando toda a assistência necessária, como passar os instrumentos e materiais cirúrgicos que estão na mesa auxiliar.

5- Enfermeira obstétrica
Organiza e coordena a sala para garantir o andamento adequado do procedimento. Sob sua responsabilidade, apresentar o local e a equipe, acalmar e orientar o casal sobre todos os detalhes.

6- Médico Anestesista
Geralmente, fica na cabeceira da paciente, pronto para a analgesia (que é a medicação para modular a dor) ou para anestesiar a paciente se necessário. É ele também quem monitora os sinais vitais da gestante.

7- No berço aquecido de transporte, o bebê fica em uma temperatura semelhante à do útero para que não estranhe o novo ambiente. É lá que todos os primeiros cuidados ocorrem e há hospitais em que o berço fica em uma sala separada.

8- A régua de gases medicinais contém saídas de oxigênio e ar comprimido, além do aspirador do líquido amniótico.

9- À mão do anestesista, o equipamento de anestesia, com medicamentos, anestésicos e equipamentos necessários para reanimação de urgência. Também contém o monitor multiparâmetro que controla os sinais vitais da paciente, como a pressão arterial, pulsação e temperatura.

10- Médico Pediatra
Com especialidade em Neonatologia, é quem aguarda o bebê e realiza os exames iniciais para verificar a saúde dele.

11- Chamado de eletrocautério, o bisturi elétrico permite que o médico corte e cauterize veias e artérias ao mesmo tempo, agilizando o parto e diminuindo o risco de sangramento.

12 – Ao lado da mesa cirúrgica, está o hamper, local em que é descartado o material usado, como compressas sujas e pedaços de fios cirúrgicos usados.

*Ilustração: Revista Crescer

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*